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PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

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  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

    Postado originalmente por fdcagro
    vc tocou no ponto que eu estava em duvida, pois estava lendo sobre os fuscas de pista(divisão 3) da década de 70 , e falava se que os tais fuscas rodavam com essa taxa e gerando 150 cv achei improvável por isso resolvi perguntar!

    salvo a falha década de 70 não existiam os "torks"
    entaum ,vamos por parte
    a divisão 3 teve mais de um regulamento
    e um deles o motor era 2 litros,
    e andava com AVgas ou seja gasolina de avião
    que na época era verde
    teve a fase de 1,600 cc
    agora
    vc ja ouviu falar de pistão especial?
    ou seja cabeça bruta ?
    pois é,
    esses pistões ou ja vinham pronto,
    ou vc mesmo usinava a cabeça dele e fazia ele entrar dentro da camara
    de combustaum e tmb fazia as cavas de valvulas,
    hoje ja tem tudo isso pronto,principalnete para motores V8,
    ainda temos alguns assim para opala 6cc que chagamos usar na stock cars
    quando usavamos a taxa lá na extratosféra ,coisa do passado !
    hoje é mais fácil conseguir taxa no motor 1600 tork a alcool
    partindo de suas péças originais mesmo
    como era o regulamento daquela época p a categoria 1600 speed
    mas aí seria como relatei lá na outra respósta q te dei,
    quanto ao trabalho do cabeçóte para alcançar estas taxas,em são paulo tem firmas especializadas em fazer o serviço necessario neles para 14 de taxa
    fora a luz que fica em torno de 0,7 a 1mm

    vi um relato q o finado hiost ,tirou 110 cv de um motor 1600 a alcool aspirado preparado com bura 32,
    acho possivel sim ,entaum provavelmente é verdade
    agora tudo isso tem um tempo útil de vida,
    nas corridas de automóveis a durabilidade é muito reduzida ,principalmente
    quando se tira muitos cv de um motor q naum foi fabricado para esses enormes cvs dados a ele pelos preparadores,
    vou dar um ex:
    colocamos em um omega de corrida da categoria força livre de s. paulo,
    um motor chevrolet V8 de 500cv,fraquinho p ele ja que esse mesmo motor chega a 700cv ,
    bom 500cv, e o nosso concorrente direto,era um outro omega com motor 6cc com quase 500cv tmb !
    oq acontecia,a briga era feia porem,corriamos com os pés nas costas,
    sem forçar o motor ao extremo ou seja oq faziamos de esforço ,o motor naum sentia tanto,pq ele tava lonje ainda do seu limite de potencia,
    enquanto o 6cc do adversario ,tava no ultimo do limite !
    oq aconteceu,ganhamos o campeonato ,
    pq?
    a briga era feia ,muitas trocas de posições entre o V8 nosso e o 6cc dele pela 1* posição nas provas ,
    porem o dele quebrava direto enquanto o nosso do jeito q começava a corrida terminava
    andou o ano inteiro todas as provas sem nenhuma quebra,enquanto o dele mais de 5 quebras no ano,

    conclusaum
    o 6cc tinha quase 500cv mas naum passava disso,tava no limite,
    por isso quebrava direto
    enquanto o V8 tinha 500 cv mas ainda dava p aumentar 200 cv e ainda aguentava o tranco,

    a taxa tmb é mais ou menos assim,
    hoje em circuito naum usamos mais esses indices altissimo de taxa,
    de 14 -15 que chagamos a usar para circuito de opala stóck cars ,
    hoje usamos 12-12,5 só
    na época p dar tudo isso de taxa ,naum usavamos ne junta no cabeçóte era óring de cobre e pistaum cabeçudo ao extremo,e cabeçóte ainda rebaixado ,
    biélas forjadas pq a original naum aguentava.

    nas provas de arrancada onde o motor fica pouquissimo tempo ,coisa de 10 segundos só no caldo em alta rotação a coisa é diferente

    agora ficar 1 hora no circuito disputando a corrida tirando o caldo do motor é outra coisa !
    Last edited by trimilika; 19-04-2012, 01:12 AM.
    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
    www.trimilika.kit.net
    www.trimilika1.hpg.ig.com.br
    trimilika1@hotmail.com.br
    tel 035-91420977 poços de caldas MG

    Comment


    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

      Postado originalmente por trimilika
      entaum ,vamos por parte
      a divisão 3 teve mais de um regulamento
      e um deles o motor era 2 litros,
      e andava com AVgas ou seja gasolina de avião
      que na época era verde
      teve a fase de 1,600 cc
      agora
      vc ja ouviu falar de pistão especial?
      ou seja cabeça bruta ?
      pois é,
      esses pistões ou ja vinham pronto,
      ou vc mesmo usinava a cabeça dele e fazia ele entrar dentro da camara
      de combustaum e tmb fazia as cavas de valvulas,
      hoje ja tem tudo isso pronto,principalnete para motores V8,
      ainda temos alguns assim para opala 6cc que chagamos usar na stock cars
      quando usavamos a taxa lá na extratosféra ,coisa do passado !
      hoje é mais fácil conseguir taxa no motor 1600 tork a alcool
      partindo de suas péças originais mesmo
      como era o regulamento daquela época p a categoria 1600 speed
      mas aí seria como relatei lá na outra respósta q te dei,
      quanto ao trabalho do cabeçóte para alcançar estas taxas,em são paulo tem firmas especializadas em fazer o serviço necessario neles para 14 de taxa
      fora a luz que fica em torno de 0,7 a 1mm

      vi um relato q o finado hiost ,tirou 110 cv de um motor 1600 a alcool aspirado preparado com bura 32,
      acho possivel sim ,entaum provavelmente é verdade
      agora tudo isso tem um tempo útil de vida,
      nas corridas de automóveis a durabilidade é muito reduzida ,principalmente
      quando se tira muitos cv de um motor q naum foi fabricado para esses enormes cvs dados a ele pelos preparadores,
      vou dar um ex:
      colocamos em um omega de corrida da categoria força livre de s. paulo,
      um motor cevrolet V8 de 500cv,fraquinho p ele ja que esse mesmo motor chega a 700cv ,
      bom 500cv, e o nosso concorrente direto,era um outro omega com motor 6cc com quase 500cv tmb !
      oq acontecia,a briga era feia porem,corriamos com os pés nas costas,
      sem forças o motor ao extremo ou seja oq faziamos de esforço ,o motor naum sentia tanto,pq ele tava lonje ainda do seu limite de potencia,
      enquanto o 6cc do adversario ,tava no ultimo do limite !
      oq aconteceu,ganhamos o campeonato ,
      pq?
      a briga era feia ,muitas trocas de posições entre o V8 nosso e o 6cc dele pela 1* posição nas provas ,
      porem o dele quebrava direto enquanto o nosso do jeito q começava a corrida terminava
      andou o ano inteiro todas as provas sem nenhuma quebra,enquanto o dele mais de 5 quebras no ano,

      conclusaum
      o 6cc tinha quase 500cv mas naum passava disso,tava no limite,
      por isso quebrava direto
      enquanto o V8 tinha 500 cv mas ainda dava p aumentar 200 cv e ainda aguentava o tranco,

      a taxa tmb é mais ou menos assim,
      hoje em circuito naum usamos mais esses indices altissimo de taxa,
      de 14 -15 que chagamos a usar para circuito de opala stóck cars ,
      hoje usamos 12-12,5 só
      na época p dar tudo isso de taxa ,naum usavamos ne junta no cabeçóte era óring de cobre e pistaum cabeçudo ao extremo,e cabeçóte ainda rebaixado ,
      biélas forjadas pq a original naum aguentava.

      nas provas de arrancada onde o motor fica pouquissimo tempo ,coisa de 10 segundos só no caldo em alta rotação a coisa é diferente

      agora ficar 1 hora no circuito disputando a corrida tirando o caldo do motor é outra coisa !

      "a luz que brilha mais forte brilha por menos tempo"
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

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      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

        Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
        O vizinho!! sou de Goioere!...hehe
        Só to achando muito estranho passar tanto assim para cima os pistões, o máximo que peguei por aqui foi com pistão rente com a camisa, 0 de luz.
        Os calços devem ficar entre a camisa e o bloco, blz.
        Se vir em Goioere, passa na Retífica Trevo, fala com Saulo, assim trocamos umas idéias.

        Abs!
        Nossa cara, muito perto mesmo... Qualquer dia eu dou uma passada ai de fuca!! Lógico hehe
        E quanto ao meu motor, passou mesmo 2,5mm, medidos com paquimetro digital. Se tivesse visto antes seu post eu tinha ido ai pra vc fazer os calços pra mim. Então fui ali em Jesuitas, na mecânica precisão, e ai o carinha lá fez pra mim, gastou uns 30 minutos e um cotoquinho de cano, 70 conto. Ficaram bons, coloquei todos com cola e junta de papel, a luz ficou em 1,2mm. Eu memso cubiquei meus cabeçotes, e pelos meus calculos, com 1mm de luz, taxa 10,50, com 1,5mm de luz 10,05. Depois calculo pra ver exatamente com quanto ficou, mais ficou muito bom mesmo, fechei meu motor hoje e tava virando sem nada pegar em nada!! Amanhã vo por no carro e funcionar, e ver como fica.
        *obs: comprei esses dias um escape daqueles capetinha, 4x2 cruzado. Novo
        Abração Saulo e to te devendo uma visita...
        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

        Estevão Consalter Junior

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        • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

          Postado originalmente por estevaofsa
          é, percebi isso quando peguei a polia de aluminio e a original na mão, mas a minha original já voltou da retifica pronta pro retentor, e agora vou ter que mandar tornear a de aluminio tbm (com muita dor no coração, pq custam caro), mais nao adianta pagar caro e nao usa-la certo?
          .
          estevao,
          sinto te informar q se vc tornear sua polia de aluminio
          p usar na sua carcaça com retentor,
          ela vai rachar com o decorrer do uso ,rapidinho,
          a parede que vai ficar é insuficiente para aguentar a demanda,
          penso q vc vai jogar fora sua polia,
          para trentar quebrar o seu galho,
          vc vai ter q mandar um torneiro fazer uma polia de ferro ,
          do tamanho da sua de aluminio,
          ou do tamanho da sua escolha
          pq a parede fina q vai ficar ,
          o ferro vai resistir muito mais q o aluminio !

          ja foi feito isso,
          a alguns anos atraz justamente pq a carcaça em questão tinha retentor na polia,
          foi perda de temo e dinheiro a a pulia tmb ja era,
          trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
          escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
          www.trimilika.kit.net
          www.trimilika1.hpg.ig.com.br
          trimilika1@hotmail.com.br
          tel 035-91420977 poços de caldas MG

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          • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

            Postado originalmente por trimilika
            estevao,
            sinto te informar q se vc tornear sua polia de aluminio
            p usar na sua carcaça com retentor,
            ela vai rachar com o decorrer do uso ,rapidinho,
            a parede que vai ficar é insuficiente para aguentar a demanda,
            penso q vc vai jogar fora sua polia,
            para trentar quebrar o seu galho,
            vc vai ter q mandar um torneiro fazer uma polia de ferro ,
            do tamanho da sua de aluminio,
            ou do tamanho da sua escolha
            pq a parede fina q vai ficar ,
            o ferro vai resistir muito mais q o aluminio !

            ja foi feito isso,
            a alguns anos atraz justamente pq a carcaça em questão tinha retentor na polia,
            foi perda de temo e dinheiro a a pulia tmb ja era,
            Realmente fica mais fraca, principalmente se for para o retentor com aba, por isso recomendei o Sabó 734, com ele é preciso retirar menos material.
            Tem outros retentores que tiram menos material ainda, mas são difíceis de achar. Outro detalhe, na hora de tornear a polia, é bom deixar o canto redondo, assim faz um raio que reforça mais a polia.

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            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

              É galera, quando cheguei na oficina já tava com a polia de aluminio montada e torneada!! Não sei se tornearam como o amigo retificador disse, com o canto redondo, e nem sei tbm qual retentor foi usado... triste, mais se trincar a polia eu volto pras velhas e boa. Dinheiro jogado fora?? talvez, mais vamos esperar pra ver se ela aguenta. Não sou do tipo que fica esguelando toda hora, mais tem horas que tem que por uns 1.0 no lugar deles!! kkkkkkk
              Agradeço muito a força ai, e eu acho que tenho que começar a mandar serviços pra goioerê... me parece que o serviço de lá é muito mais técnico!!
              rsrsrsr
              Abraço a todos
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

              Estevão Consalter Junior

              Comment


              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                Trimilika consegui por as solex 40 no carro depois de 4 hrs de trabalho... que trampo kkk .
                Testei um principal 155, ta subino legal o giro, ta com a mistura regulada e equalizados, mas a lenta ficou alta(1700 rpm) ainda tenho que voltar um pouco o parafuso, ainda não vi a cor das velas, chuva desde cedo.
                Vim agradecer a você pelas dicas, amanha o bixo pega kkkk vo aguarda na esquina de casa aquele santana ap que sobe gripado kkkk
                Aspro 1775cc disfarçado de 1300...
                Rua não é disputa, é convivencia

                Comment


                • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                  Postado originalmente por estevaofsa
                  É galera, quando cheguei na oficina já tava com a polia de aluminio montada e torneada!! Não sei se tornearam como o amigo retificador disse, com o canto redondo, e nem sei tbm qual retentor foi usado... triste, mais se trincar a polia eu volto pras velhas e boa. Dinheiro jogado fora?? talvez, mais vamos esperar pra ver se ela aguenta. Não sou do tipo que fica esguelando toda hora, mais tem horas que tem que por uns 1.0 no lugar deles!! kkkkkkk
                  Agradeço muito a força ai, e eu acho que tenho que começar a mandar serviços pra goioerê... me parece que o serviço de lá é muito mais técnico!!
                  rsrsrsr
                  Abraço a todos
                  É isso aiii, põe pra rodar! acho que o Trimilika pegou a coitadinha da polia e mandou logo um 7k de rpm e ela saiu voando...rs

                  Ps. Valeu o elogio, apenas faço o que gosto! abs!

                  Comment


                  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                    Postado originalmente por LuisAntonio82
                    Trimilika consegui por as solex 40 no carro depois de 4 hrs de trabalho... que trampo kkk .
                    Testei um principal 155, ta subino legal o giro, ta com a mistura regulada e equalizados, mas a lenta ficou alta(1700 rpm) ainda tenho que voltar um pouco o parafuso, ainda não vi a cor das velas, chuva desde cedo.
                    Vim agradecer a você pelas dicas, amanha o bixo pega kkkk vo aguarda na esquina de casa aquele santana ap que sobe gripado kkkk
                    putz !
                    eu tinha q estar aí junto com vc
                    na hora que esse santana gripado
                    tiver chegando perto da esquina !
                    garanto q ele vai tomar um baita susto !
                    e o melhor
                    ele quando se tocar q vai ser bronca,
                    ele vai ficar todo confiante!
                    é aí que vai ser a melhor hora p ensinar ele !
                    procura sair parado com o santana,
                    pra naum dar nenhuma chance p ele
                    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
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                    trimilika1@hotmail.com.br
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                    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                      Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                      É isso aiii, põe pra rodar! acho que o Trimilika pegou a coitadinha da polia e mandou logo um 7k de rpm e ela saiu voando...rs

                      Ps. Valeu o elogio, apenas faço o que gosto! abs!
                      pô !
                      se ta virando PÁI DINÁ !
                      foi assim mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
                      trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                      trimilika1@hotmail.com.br
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                      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                        Postado originalmente por trimilika
                        putz !
                        eu tinha q estar aí junto com vc
                        na hora que esse santana gripado
                        tiver chegando perto da esquina !
                        garanto q ele vai tomar um baita susto !
                        e o melhor
                        ele quando se tocar q vai ser bronca,
                        ele vai ficar todo confiante!
                        é aí que vai ser a melhor hora p ensinar ele !
                        procura sair parado com o santana,
                        pra naum dar nenhuma chance p ele

                        O cara deve ficar muito puto... ap turbo tomando pau de ar aspro

                        Comment


                        • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                          Acho que acabei de estragar uma vela kkk a do cilindro 2 eu ja sabia que ela tava ruin agora foi pro saco kkk ta preta ela muito rica a mistura, tinha tacado 165 de principal(155 que coloquei vc acha que foi pouco ou muito ou eu nao oube como regular os buras?), amanha vo leva pro mecanico trocar todas e por um grau 6 ja que ta com grau 5 com 9.5 de taxa pra gasolina... bom mas o torque que veio parece que com 3 cilindros tem mais torque do que tinha antes com as solex 32, muito bom mesmo, mas agora pra trocar velas ta foda , muito apertado o cofre, ate pra regular a lenta foi dificil,mas ta ai, com fé que agora vai ser só trocar oleo e por gasolina.
                          Aspro 1775cc disfarçado de 1300...
                          Rua não é disputa, é convivencia

                          Comment


                          • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                            Olá trimilika, tenho boas e más noticias cara!!
                            nao sei se lembra bem do meu projeto, mais ta andando, tava...
                            Montei o 1300, 10,5 de taxa, dupla 32, W100, hall+Mi. So pra dar uma lembrada
                            Montei o bicho, e coloquei pra andar, me bati um poco pra achar uma giclagem boa pra ele, atualmente ta assim; Principal 155, rapida 60 e lenta 50. Cara, fico o cao pra anda, mais adivinha, mesmo recem retificado nao andou nem 40Km e bateu biela, tem alguma causa provavel?? lembrando que eu uso bomba 30mm e filtro. Abraços e fique com Deus
                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                            Estevão Consalter Junior

                            Comment


                            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                              Postado originalmente por estevaofsa
                              Olá trimilika, tenho boas e más noticias cara!!
                              nao sei se lembra bem do meu projeto, mais ta andando, tava...
                              Montei o 1300, 10,5 de taxa, dupla 32, W100, hall+Mi. So pra dar uma lembrada
                              Montei o bicho, e coloquei pra andar, me bati um poco pra achar uma giclagem boa pra ele, atualmente ta assim; Principal 155, rapida 60 e lenta 50. Cara, fico o cao pra anda, mais adivinha, mesmo recem retificado nao andou nem 40Km e bateu biela, tem alguma causa provavel?? lembrando que eu uso bomba 30mm e filtro. Abraços e fique com Deus
                              1- algum duto de óleo da carcaça obstruido?
                              2- sujeira nos dutos do vira?
                              3- tinha pressão de óleo?
                              4- tinha óleo o motor?
                              5- o pescador do óleo ta no lugar?
                              6- o sistema do filtro ta montado certo?
                              7- vc colocou a junta ta tampa da bomba de óleo na posição certa?
                              trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                                Postado originalmente por trimilika
                                1- algum duto de óleo da carcaça obstruido?
                                2- sujeira nos dutos do vira?
                                3- tinha pressão de óleo?
                                4- tinha óleo o motor?
                                5- o pescador do óleo ta no lugar?
                                6- o sistema do filtro ta montado certo?
                                7- vc colocou a junta ta tampa da bomba de óleo na posição certa?
                                1-Carcaça completamente limpa e desobstruida;
                                2-Todas as peça passaram por lavagem quimica
                                3-Pressão tinha, a luz do painel nao acendeu. Ela funciona e tava com cebolinha nova.
                                4-Quase 4 litros de óleo pra dar o nível indicado.
                                5-Pecador no lugar montado com a peneira.
                                6-O filtro foi montado corretamente, observando onde eram entradas/saidas, tanto da bamba quanto da flange. Usando filtro com valvula. Foi testado se o oleo passava pelo filtro.
                                7-Não poso dar certeza, mas se o óleo estava circulando, acho que estava na posição certa.

                                Usei bronzina metal leve, sem refuro. Virabrequim antigo, com um furo só.
                                Durante o processo de regulagem e testes, o giro nao chegou a 5500.
                                será que foi pouca folga no mancais das bielas??? sei la, tpo muito justo e o óleo nao passava como deveria...?
                                Abraço
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                                Estevão Consalter Junior

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